Ter aquários comunitários é mais complicado do que imaginei. Parece que os espadas e os neons gostam de bicar os Colisas.
No domingo passado, tanto o Chapeleiro como a Alice (colisas) apresentavam as barbatanas mordiscadas. O Chapeleiro era quem estava mais mal tratado. Sem grandes sinais de fungo nas barbatanas, mas com ela mordidas.
Medi os níveis de PH, NO2 (nitritos) e NO3 (nitratos) e estes estavam todos ok, apenas o PH estava um pouco mais perto do limite inferior a 6.7 mas nada de grave (normalmente fora do limite 6,5 a 7,5 deixa de ser bom para os peixes que tenho).
[nota: o PH não deve ter variações repentinas de mais de 0,3 para não causar stress ao peixes]
Pelo que li no site “FAQ’s Portuguesas de Aquariofilia”, o tratamento para os fungos seria embeber as pontas de um cotonete com “verde de Malaquite” e passar nas zonas afectadas, de forma a limpar algum fungo e adicionar um pouco de sal ao aquário para melhor sarar a ferida.
[nota: o site http://fins.actwin.com/mirror/pt/index.html tem um apanhado de doenças comuns e formas de as tratar]
[nota: colocar os medicamentos na água pode fazer mal às plantas e danificar o filtro biológico, ou seja, matar as bactérias]
Com algum medo de o fazer, pois não sabia se seria este o procedimento correcto, decidi ir à AquaPlant ter com a minha amiga senhora-magrinha.
Ao chegar à loja (que de momento se encontra aberta, mas em remodelação) falei com a senhora-magrinha e esta explicou-me que esse seria o procedimento correcto (o que li no site), mas que dificilmente conseguiria safar a coisa, quando estão muito mal tratados pouco há a fazer.
Mais uma vez tenho de agradecer a paciência e disponibilidade que têm tido para comigo, mesmo quando não compro nada e só apareço para chatear!
Ao chegar à casa, umas horas mais tarde, foi fazer a operação.
Apanhar o Chapeleiro foi simples, este já pouco se mexia. Rapidamente passei o cotonete embebido em “Verde de Malaquite” (disponível em qualquer loja de peixes) nas barbatanas, tendo cuidado de não aproximar das guelras e olhos.
Depois foi apanhar a Alice… tarefa difícil! Esta é muito vivaça e, mesmo com uma barbatana “ratada” nada rápido como um foguete!
Terça-feira de manhã o Chapeleiro estava morto. A Alice estava com melhor aspecto, as barbatanas parecem estar melhores.
É o 4 peixe a morrer desde que tenho aquário. É sempre triste quando morre algum. Mas suponho que seja normal, até perceber como actuar mais rapidamente e melhor para os tratar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário