quinta-feira, 29 de abril de 2010

Limpeza do aquário

Ontem, ao chegar a casa, fui eu limpar o aquário. Devo dizer que não é uma tarefa fácil!
Seria muito mais fácil de tivesse uma mangueira para o encher posteriormente.

Mas começando do início…

Desligar todo o equipamento eléctrico e começar o trabalho.
Limpei os vidros com uma esponja que comprei para o aquário, mas tenho uns pontinhos verdes (algas) que não saem só com a esponja, tenho de comprar uma espátula própria para este trabalho.

Colocar o jerrican (essa bela invenção italiana) com a ponta do aspirador dentro e começar a aspirar o areão.
Os peixitos ficaram um pouco stressados com o aspirador, mas é necessários por isso amiguinhos “temos pena”, eu também não gosto de limpar a loiça mas tenho de o fazer!
Penso ter tirado um pouco de água a mais do que aquilo que deveria.

[nota: deve tirar-se cerca de 20% da água em TPA (trocas parciais de água) de 15 em 15 dias, mas tudo depende da quantidade de peixes no aquário. TPA causam alteração das características da água do aquário (temperatura; Ph, N03, etc.) por isso deve ser em quantidades pequenas e frequentes]

As plantas ficaram meias de fora, tortas com o peso de estarem molhadas, mas tudo se aguentou sem sair do sítio!

[nota: não esquecer que quando tirarem o filtro externo, este contem alguns litros de água, estes também deveram ser repostos ao encher o aquário]

Passei as esponjas do filtro (estavam acastanhadas) por água retirada do aquário e voltei a coloca-las no local.

[nota: não devem lavar esponjas do filtro, e outros componentes, com outra água que não seja a retirada do aquário. Não queremos afectar as colónias de bactérias instaladas]

Encher o jerrican com a água +/- à temperatura do aquário (24º) de forma a não haver grande choque térmico, quando se coloca a água no aquário.
Coloquei anti-cloro e um resto de bactérias (cycle) que ainda tinha e depois foi a novela de deitar a água para o aquário.

Coloquei a ponta (tipo mangueira de combustível) de forma a deitar a água mais calmamente para o aquário mas esta deitava sempre um pouco para fora (só ao início, depois pára) e lá fui enchendo o aquário. Tive de repetir o processo, enchendo com mais um pouco de água (aquela que estava no filtro externo e que não tinha contabilizado) e após algum esforço consegui terminar o processo.

Pensei que isto fosse mais simples! (ainda bem que estava sozinho em casa!)
No final ficou óptimo!

Missão cumprida!

2 comentários:

  1. Bonito aquário! Que peixe azul é aquele?

    ResponderEliminar
  2. O Azul é um "Colisa lalia" (macho). São muito bonitos e simpáticos*. Não devem ser colocados com outros machos, pois são bastante territoriais.

    *- vêm dar beijinhos ao dedo se o colocarem no topo do aquário, gosto de acreditar que é por simpatia e não por acharem que é comida! :)

    ResponderEliminar