sexta-feira, 26 de março de 2010

Ver as algas a crescer

Este hobby é mesmo para aprender o que “paciência” e “calma” querem dizer!
Já tenho o aquário desde 2010-03-04 e ainda não tenho peixes.
Esta é a terceira semana com aquário montado e a funcionar sem peixes, o ciclo de azoto ainda não estabilizou. Na última medição de PH (acidez da água), NO2 (nitritos) e NO3 (nitratos), tive:
PH: Óptimo – Rondava o 7.0, o que é óptimo para a grande parte dos peixes que quero.
NO2: Alto – Rondava os 0,1 mg/l, que é tóxico para os peixes
NO3: Baixo – Rondava 5 mg/l, não é mau, mas para o aquário estar estável devem estar mais alto.

Já deve faltar pouco para puder comprar os primeiros habitantes do aquário, mas a realidade é que parece que estou há muitooooo tempo à espera.
Todos me perguntam: «Então e o aquário? Tens peixes?»
Krusty the Clown (from 'The Simpsons')
Quase apetece dizer: «mete-te na tua vida oh palhaço!». Eu aqui em sofrimento e só me perguntam isso!!!!!
Estou a brincar, como é óbvio, mas gostaria de já ter um ou dois peixitos… só para ver alguma coisa que não as algas a crescer!

Pois é amigos, tenho umas alguinhas, nada de mais, a crescer dentro do aquário. Agarradas as plantas e nos vidros. Já alterei as horas de luz por dia para 8h.
Quero ver se arranjo um kit de limpeza para limpar vidros. Vi um na Ornimundo com muitos apetrechos (esponja, esfregão e lamina) por 7,00€.
Isto é mais para descargo de consciência pois os peixes limpa-vidros, molly negras e plecostomus limpam a maior parte dos tipos de algas, “chamam-lhe um figo!”.

[nota: má qualidade da água, luz a mais e luz solar são as principais causas para que apareçam algas no aquário]

Amanhã vou fazer a primeira troca de água do aquário, ver se não faço muito chiqueiro… ou se fizer, é bom que a minha namorada não veja, caso contrário começarei a fazer um blog: “Como fui corrido de casa depois de ter comprado um aquário”.
[nota: isto ainda não foi testado! Malta que quer “arranjar uma desculpa” para se por a andar, talvez esta não seja a melhor maneira. Tentem gaiolas de hamsters na sala (ao lado da televisão) ou tarântulas no quarto (de preferência junto à cabeceira)! Parece-me ser mais infalível!]

Mas nem tudo é mau ou parado num aquário sem peixes… a água anda e abana ligeiramente as folhas e tudo parece mágico (mesmo com pouca vida) dentro do aquário. É um microcosmo interessante.

Estão a crescer, nos nós dos caules das plantas que comprei a semana passada, pequenas raízes que se estendem até ao areão. É giro, pois estes crescem bastante de dia para dia, formando pequenos cabelos brancos que se estendem procurando onde se agarrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário