segunda-feira, 22 de março de 2010

A minha vida mudou!

Fico um pouco mais descansado, talvez não seja tão traumatizado como pensava!

«Querido filho,

Nunca pensei saber-te tão traumatizado por não teres tido animais domésticos em criança (o hamster roedor de edredão e os peixes do pequeno aquário que se finavam a boiar de pança inchada a rebentar… não contam…)
Nem te lembras que brincaste com MUITOS LEGOS!
A tua Mana já descobriu o problema de memória: as queimaduras de grau* consideravelmente elevado que te consumiram o cérebro durante o prolongado “Erasmus” de 5 anos em Castelo Branco!

Mas sei que és feliz, mesmo assim! E fico mais descansada.

Beijos
Mãe.

*- alcoólico
»

Caríssimos leitores, não me recordo de quaisquer peixes ou legos!
Acredito que deveria ser pequeno demais pare me recordar dos peixes e… legos devo ter tido poucos, pois não me recordo de ter brincado com estes.
Eu sabia que as minis do “Águias de S. Miguel” (em Castelo Branco) tinham mais do que “chá-gelado de cevada”… talvez tenham sido as “bactérias”, não as que transformam amónia em nitritos e nitritos em nitratos, mas as que transformam malta séria em bebedeiras e bebedeiras em ressacas!!!

O que interessa é o presente e de momento tenho um aquário “quase” pronto a acolher peixes lindos (votações abertas durante o mês de Março).

Estive a medir o PH, Nitritos e Nitratos e para minha infelicidade os nitritos apenas subiram um pouco e os nitratos também, o PH baixou um pouco, encontrando-se agora nos 6.7 aproximadamente.
[nota: podem ver na foto os testkits a funcionar. Basicamente há que por uma quantidade (especificada no teste) de umas gotas, ou pó e ver o resultado na “tabela”. O procedimento é muito simples e rápido.]

Testkits: PH, N02 (nitritos) e NO3 (Nitratos)

Tenho de esperar mais algum tempo e rezar para que o Cycle faça um trabalho eficaz, criando as bactérias necessárias para que eu possa, o quanto antes, comprar peixes!
[nota: ter calma, muita calma até que o aquário cumpra o ciclo de azoto. Só assim estará preparado para receber os peixes, sem lhes causar stress, doenças ou até mesmo a morte!]

Ontem, a olhar para o interior do aquário reparei que estavam a crescer algumas algas (poucas), muito pequenas numa das folhas da planta do tronco.
Tenho a luz do aquário acesa 10h (18:30 – 04:30). Queria que as plantas ficassem “rijas” (tipo as velhinhas que já deveriam ter morrido, mas continuam a enterrar familiares e amigos…! Medo…) antes de colocar os peixes, por isso coloquei 10 horas, mas talvez baixe hoje para 9h. Luz a mais faz com que cresçam algas e ainda não tenho peixes limpa-fundos (há quem chame limpa vidros, mas acho que é igual) para comer aquilo. Espero que as algas não me acabem com a planta!
[nota: peixes limpa-fundos são excelentes “donas de aquário” para manter tudo limpinho! Comprar um ou dois deve ser o ideal para ter menos trabalhos de limpeza!]

Sem comentários:

Enviar um comentário