terça-feira, 30 de março de 2010

A “Tangerina” do Amigo-a-quem-devo-uma-mariscada!

Há uns meses atrás, em conversa com o meu “Amigo-a-quem-devo-uma-mariscada”, soube que ele teve peixes, mas que acabaram por morrer.
Ele tem um aquário “tipo casa” (dos que se existem há venda em hipermercado) de 8L.
'Casa' da Tangerina
Como os peixes lhe morriam todos, acabou por colocar o aquário de lado (sem peixes).

Foi ai que eu e a minha namorada lhe prometemos oferecer um limpa-fundos (quando ainda sabia pouco de peixes), porque o nosso (o Magalhães) era muito vivaço e resistente, para além de deixar tudo muitooooo limpinho no aquário! (isto até fazer as malas e partir para a Cruz-Quebrada, “Céu dos Peixes”)

Quando fomos comprar, como não havia limpa-fundos, acabamos por lhe comprar um cometa minúsculo, que foi baptizado de Tangerina, por não ter tamanho suficiente para ser chamado: laranja!
Tangerina

Até ver a Tangerina está a aguentar-se que nem uma valente! O aquário é pequeno, mas como tem filtro e apenas um peixe, pode ser que a pequena Tangerina continue a animar o “Amigo-a-quem-devo-uma-mariscada” sempre que este chega a casa do trabalho!

Para quem não tem peixes (como eu, dowp! Tenho de ir medir as características da água novamente!) pode parecer estranho, mas olhar para um aquário transporta-nos para um mundo onde tudo é calmo e relaxante, longe de todas as preocupações, stresses, deveres… é realmente fabuloso contemplar pequenas criaturas com cores e formatos variadas!

Juntamente com a foto da Tangerina recebi esta mensagem do meu “Amigo-a-quem-devo-uma-mariscada”:

«Aqui está a riqueza do meu dia! Dou por mim todo totó minutos a olhar para ela! Abraço.»

…parece-me que a tua “outra” riqueza, “mulher-do-Amigo-a-quem-devo-uma-mariscada”, não vai ficar contente de saber isto…!!!!
Estás aqui estás a comprar um aquário maior!!! :)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Livro dos 500 peixes

Bom, estou a contar puder colocar peixes nos próximos dias! Tenho andado a fazer uns raids a umas lojas, estudando o que há de peixes.
Há peixes fenomenais, as imagens são giras, mas olhar para eles, tendo apenas um vidro a separar é magnífico! De vez em quando lá há um mais arisco que dá uma corridinha noutro… é muito giro!

Comprei um livro “500 Freshwater Aquarium Fish: A Visual Reference to the Most Popular Species” na Amazon e foi uma verdadeira aventura!
Como já perceberam sou alguém com um QI acima da média, e isto embora útil, por vezes faz com que tropecemos nele… é grande!
Ao colocar a minha morada para entrega enganei-me e troquei o número da porta com o andar, ou seja, em vez de entregarem no nr5 – 2Esq, iam entregar no nr2 – 5Esq!
Quando me apercebi que tinha trocado tudo, tentei corrigir, mas pelos vistos o livro já tinha feito as malas e já se tinha posto a andar para minha casa! Grande m€#$@!

O plano, visto ainda faltarem 15 dias para o livro chegar era:
Ir falar com a vizinha que mora no nr2 (que é uma vivenda só com rés-do-chão) e rezar para o carteiro deixar efectivamente o livro à mulher (visto lá não morar nenhum Manuel).
Outra hipótese era seguir o conselho no meu colega e ver o estado da encomenda todos os dias, assim que a visse a passar a alfândega, informar os correios/dhl ou afins de forma a rectificarem a morada.

A encomenda chegou mais cedo, direitinha a casa, mesmo com a morada errada! Obrigado Sr. Carteiro pela possível dor de cabeça para encontrar o correcto destino do meu livrinho de referencia visual de peixes!!!

[nota: acerca do livro: é pequeno mas bom, tem uma introdução para cada grupo de peixes e uma descrição geral do peixe. As fotos são excelentes! Vale a pena ter!]

500 Freshwater Aquarium Fish

Ver as algas a crescer

Este hobby é mesmo para aprender o que “paciência” e “calma” querem dizer!
Já tenho o aquário desde 2010-03-04 e ainda não tenho peixes.
Esta é a terceira semana com aquário montado e a funcionar sem peixes, o ciclo de azoto ainda não estabilizou. Na última medição de PH (acidez da água), NO2 (nitritos) e NO3 (nitratos), tive:
PH: Óptimo – Rondava o 7.0, o que é óptimo para a grande parte dos peixes que quero.
NO2: Alto – Rondava os 0,1 mg/l, que é tóxico para os peixes
NO3: Baixo – Rondava 5 mg/l, não é mau, mas para o aquário estar estável devem estar mais alto.

Já deve faltar pouco para puder comprar os primeiros habitantes do aquário, mas a realidade é que parece que estou há muitooooo tempo à espera.
Todos me perguntam: «Então e o aquário? Tens peixes?»
Krusty the Clown (from 'The Simpsons')
Quase apetece dizer: «mete-te na tua vida oh palhaço!». Eu aqui em sofrimento e só me perguntam isso!!!!!
Estou a brincar, como é óbvio, mas gostaria de já ter um ou dois peixitos… só para ver alguma coisa que não as algas a crescer!

Pois é amigos, tenho umas alguinhas, nada de mais, a crescer dentro do aquário. Agarradas as plantas e nos vidros. Já alterei as horas de luz por dia para 8h.
Quero ver se arranjo um kit de limpeza para limpar vidros. Vi um na Ornimundo com muitos apetrechos (esponja, esfregão e lamina) por 7,00€.
Isto é mais para descargo de consciência pois os peixes limpa-vidros, molly negras e plecostomus limpam a maior parte dos tipos de algas, “chamam-lhe um figo!”.

[nota: má qualidade da água, luz a mais e luz solar são as principais causas para que apareçam algas no aquário]

Amanhã vou fazer a primeira troca de água do aquário, ver se não faço muito chiqueiro… ou se fizer, é bom que a minha namorada não veja, caso contrário começarei a fazer um blog: “Como fui corrido de casa depois de ter comprado um aquário”.
[nota: isto ainda não foi testado! Malta que quer “arranjar uma desculpa” para se por a andar, talvez esta não seja a melhor maneira. Tentem gaiolas de hamsters na sala (ao lado da televisão) ou tarântulas no quarto (de preferência junto à cabeceira)! Parece-me ser mais infalível!]

Mas nem tudo é mau ou parado num aquário sem peixes… a água anda e abana ligeiramente as folhas e tudo parece mágico (mesmo com pouca vida) dentro do aquário. É um microcosmo interessante.

Estão a crescer, nos nós dos caules das plantas que comprei a semana passada, pequenas raízes que se estendem até ao areão. É giro, pois estes crescem bastante de dia para dia, formando pequenos cabelos brancos que se estendem procurando onde se agarrar.

segunda-feira, 22 de março de 2010

A minha vida mudou!

Fico um pouco mais descansado, talvez não seja tão traumatizado como pensava!

«Querido filho,

Nunca pensei saber-te tão traumatizado por não teres tido animais domésticos em criança (o hamster roedor de edredão e os peixes do pequeno aquário que se finavam a boiar de pança inchada a rebentar… não contam…)
Nem te lembras que brincaste com MUITOS LEGOS!
A tua Mana já descobriu o problema de memória: as queimaduras de grau* consideravelmente elevado que te consumiram o cérebro durante o prolongado “Erasmus” de 5 anos em Castelo Branco!

Mas sei que és feliz, mesmo assim! E fico mais descansada.

Beijos
Mãe.

*- alcoólico
»

Caríssimos leitores, não me recordo de quaisquer peixes ou legos!
Acredito que deveria ser pequeno demais pare me recordar dos peixes e… legos devo ter tido poucos, pois não me recordo de ter brincado com estes.
Eu sabia que as minis do “Águias de S. Miguel” (em Castelo Branco) tinham mais do que “chá-gelado de cevada”… talvez tenham sido as “bactérias”, não as que transformam amónia em nitritos e nitritos em nitratos, mas as que transformam malta séria em bebedeiras e bebedeiras em ressacas!!!

O que interessa é o presente e de momento tenho um aquário “quase” pronto a acolher peixes lindos (votações abertas durante o mês de Março).

Estive a medir o PH, Nitritos e Nitratos e para minha infelicidade os nitritos apenas subiram um pouco e os nitratos também, o PH baixou um pouco, encontrando-se agora nos 6.7 aproximadamente.
[nota: podem ver na foto os testkits a funcionar. Basicamente há que por uma quantidade (especificada no teste) de umas gotas, ou pó e ver o resultado na “tabela”. O procedimento é muito simples e rápido.]

Testkits: PH, N02 (nitritos) e NO3 (Nitratos)

Tenho de esperar mais algum tempo e rezar para que o Cycle faça um trabalho eficaz, criando as bactérias necessárias para que eu possa, o quanto antes, comprar peixes!
[nota: ter calma, muita calma até que o aquário cumpra o ciclo de azoto. Só assim estará preparado para receber os peixes, sem lhes causar stress, doenças ou até mesmo a morte!]

Ontem, a olhar para o interior do aquário reparei que estavam a crescer algumas algas (poucas), muito pequenas numa das folhas da planta do tronco.
Tenho a luz do aquário acesa 10h (18:30 – 04:30). Queria que as plantas ficassem “rijas” (tipo as velhinhas que já deveriam ter morrido, mas continuam a enterrar familiares e amigos…! Medo…) antes de colocar os peixes, por isso coloquei 10 horas, mas talvez baixe hoje para 9h. Luz a mais faz com que cresçam algas e ainda não tenho peixes limpa-fundos (há quem chame limpa vidros, mas acho que é igual) para comer aquilo. Espero que as algas não me acabem com a planta!
[nota: peixes limpa-fundos são excelentes “donas de aquário” para manter tudo limpinho! Comprar um ou dois deve ser o ideal para ter menos trabalhos de limpeza!]

A segunda ida à loja...

Decidi voltar à loja para tentar comprar a relva (para a futebolada ao fim-de-semana), a tesoura para as plantas e o Plant Gro que entretanto já tinha acabado.
Começa logo bem, é o gigante-gordinho que me atende hoje...
«Olá como vai? Estava aqui a ver estas tesouras, mas está não tem preço...»
Aproveitei para fazer umas perguntas que me andavam a fazer espécie.
[nota: o bico-de-pato, por onde sai a água que passou pelo filtro e está a voltar para o aquário, deve estar abaixo da linha da água, mas de forma a que haja movimento da água em cima (para quebrar as gorduras no topo)]
Eu tinha achado estranho a malta falar de filtros xpto que não fazem barulho, mas para quê? A água fazia um cagaçal dos diabos a cair do bico-de-pato! Pois, afinal sou só eu que sou chouriço!
Perguntei como deveria fazer para tirar o cloro da água.
[nota: sempre que se coloca água no aquário, aquando uma mudança de água, deve colocar-se nesse recipiente o anti-cloro. Num aquário novo, enche-se e coloca-se o anti-cloro dentro directamente]
Perguntei se era normal ter níveis de nitrito baixos, mesmo depois de uma semana. Parece que fiz mal qualquer coisa, os níveis já deveriam ter subido um pouco.
[nota: não tenho nada a gerar amónia no aquário. Pelo que o gigante-gordinho disse, deveria ter posto o "cycle" todos os dias. (já fiz porcaria, se calhar aquilo até funciona!)]
Bem, já que não vou levar peixinhos, levo uma relva, ok? «pois, não tenho!» andei a ver, a ver, a ver... «olhe, quem percebe bem de plantas é a minha colega», diz o gigante-gordinho. Como que saída de trás de uma garrafinha de Plant Gro, vem a senhora-magrinha! Estou safo!
Comprei uma planta (Alternanthera “Bettzickiana Rosea”), a tesoura/pinca gigante, testkit para nitratos, plant gro e o bendito do "cycle" para ver se consigo meter peixes no aquário este ano!
Alternanthera bettzickiana rosea

Resultado, vejam vocês mesmos!
Aquário - Março 2010

Plantas

Consegui descobrir qual o nome e características das plantas que comprei, aqui vai...
Anubia nana
Anubias barteri nana
Echinodorus amazonicus
Echinodorus amazonicus
Hygrophila corymbosa
Hygrophila corimbosa
...são nomes tão giros não são? Estou mesmo a ver a "mãe planta" a gritar com o filho «CARLOS Corymbosa fait atencion que tu te partes TODO!». Têm de admitir, há que ser giro!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Há demasiados peixes...

Estive a ver quais os melhores peixes para colocar no aquário e cheguei à conclusão de que há demasiados peixes para escolher. É como chegar a uma pastelaria e ter mil-folhas, palmier cobertos, bolas de Berlim, travesseiros de Sintra, pastéis de Belém, barricas de ovos, jesuítas, dom rodrigos, queques da Ericeira, rins, e outros que mais, em variedades distintas, estando de dieta e apenas podendo provar uma dentadinha de um deles! Difíceis não?!
Eliminei os que não compreendem os requisitos mínimos do meu aquário (PH da água, temperatura), os que eram feios (é o meu primeiro aquário, têm de compreender, não gosto de excluir ninguém... mas tenho de escolher!), os que comiam plantas e alguns que, pelas descrições, eram maus para "os outros meninos".
Ainda assim resultou uma lista interminável de peixinhos.
Os peixes dividem-se em espécies e posteriormente em grupos (não sei se é mesmo assim, mas é o que me parece).
Estes são alguns grupos apenas!
- Anabantídeos (mais populares são betta, colisa e gouramis)
- Caracídeos (mais populares são tetra (neons), rodostomo e peixe-lapís)
- Ciclídeos (Africanos e Americanos) (mais populares são discu, scalare (peixe-anjo) e oscar)
- Ciprinídeos (mais populares são barbo, tubarões labeo e bala, rasbora e danio)
- Cobitídeos (mais popular é botia)
- Killifishes (mais popular é killifish mesmo!)
- Peixes Arco-Íris (mais populares são os peixes arco-iris!)
- Peixes-Gato (mais populares são corydoras e limpa-vidros)
- Poecilídeos (mais populares são guppy, molly, platy, e swordtail)

Abaixo podem ver uma lista de peixes que eu gostaria de ter. Não vou colocar para já características ou comportamentos, isso ficará para quando os adquirir!

- Anabantídeos
Colisa chuna
Colisa lalia
- Caracídeos
Hyphessobrycon vilmae chocolate
Moenkhausia pittieri
Moenkhausia sanctaefilomenae
Rodostomo_Hemogrammus rhodostomus
Tetra Hyphessobrycon herbertaxelrodi
- Ciclídeos
Mikrogeophagus ramirezi
Pelvicachromis subocellatus
Pterophyllum scalare
Tilapia snyderae
- Ciprinídeos
Crossocheilus siamensis
Danio malabaricus
Danio rerio
FlyingFox Epalzeorynchos Kalopterus
Labeo Bicolor Epalzeorhynchos
Rasbora heteromorpha
- Cobitídeos
Botia dario
- Killifishes
Aphyosemion australe
- Peixes Arco-Íris
Melanotaenia boesemani
Mesonauta festivus
- Peixes-Gato
Synodontis nigriventris
Otocinclus affinis
- Poecilídeos
Heterandria formosa

Espero ter votações dos leitores em qual o peixe que gostariam de ver no meu aquário! (escolham um giro, ok!)

segunda-feira, 15 de março de 2010

O aquário do Padre

O que me motivou a comprar um aquário?
Como já explicado anteriormente, a principal razão foi nunca ter tido animais domésticos, mesmo quando era criança.
Mas existiram outros factores determinantes como:
- Ter oferecido à minha namorada um pequeno aquário redondo (que “ainda” tem o cérebro lá dentro)
- Impossibilidade de ter um cão num apartamento
- Achar que gatos são demasiado snobs e independentes para o meu gosto
- Achar que periquitos e outras aves são giros… na casa dos outros, pois fazem um cagaçal que não se pode. (e ter um animal que está habituado a voar… numa gaiola, mesmo que grande, é crime, ou pelo menos deveria ser!)
- Ter tido uma colega (que chamarei “a Watson”) na pós-graduação que tem um aquário grande e que se farta de contar histórias do “Escalar” que é a verdadeira encarnação do Lúcifer e… come os outros peixinhos!
- Ter um Amigo que tem um aquário muito giro, o meu Amigo Padre!

Sim, este é um dos principais responsáveis de eu ter comprado o aquário.
O Padre tem um aquário de 60cm de comprimento na sala. Explicou-me muitas coisas acerca de peixes e, como bom Padre, conseguiu converter-me à aquariofilia!

[nota: fica desde já prometido: se um dia algum dos meus lindos “futuros peixes” der crias, as primeiras serão entregues para o aquário do Padre!]

Lembrei-me e pedi ao Padre para que me enviasse uma foto do seu aquário de forma a poder apresentá-la aqui.
Aquário do Padre
[nota: podem ver, agarrado ao filtro, um grande limpa-vidros (já dava um belo petisco han?)]

Chulos!

Liguei agora para o apoio a clientes (finanças) e levaram-me 5,98€ por 00:19:56 e não consegui resolver o assunto. A chamada caiu por falta de saldo! Ao menos isso, se tivesse 20€ no tlm ia ser pior!
[nota: manter sempre o pensamento positivo e ver o melhor de cada situação]

Capaz de ter comprado uma planta gira com os 5,98€… enfim, que as finanças o usem bem em proveito dos que mais precisam.

Deixando os desabafos de lado, estou aqui para falar de peixes e não de coisas tristes.
Ainda não me consegui decidir o que escolher para colocar no aquário. Estou a ler um pequeno manual (GEOSystem) que vinha com o kit do aquário de forma a perceber as diferentes regiões do mundo onde existem peixes tropicais de água doce e quais as necessidades de cada um deles.

Há peixes muito giros! Já li América do Sul e grandes lagos de África!

sexta-feira, 12 de março de 2010

A espera…

Agora que tudo está montado e a funcionar, resta esperar.

Tanto eu como a minha namorada estamos bastante entusiasmados com isto, a sala fica realmente muito gira com o aquário e a casa parece ter ganho vida.
Tudo parece mais calmo com o som da água e a luz do aquário à noite parece iluminar um pequeno mundo onde tudo é belo e calmo.
Tenho de ver se compro uns peixes para dar mais movimento à coisa!!! Mas agora… tenho de esperar, quero fazer tudo bem, não vão os futuros inquilinos desgostar da casa!

Para que um aquário se "instale", ou seja, para que crie bactérias suficientes para fazerem a transformação de amónia para nitritos e nitritos para nitratos (que além de pouco tóxico para os peixes são nutrientes para as plantas) são necessários pelo menos 15-20 dias (mas eventualmente mais...).
[nota: controlar os níveis de nitritos (NO2). Estes devem subir, quando a amónia se transforma em nitritos e voltar a zero quando existem bactérias suficientes para os transformar em nitratos, é aqui que o ciclo de azoto se diz completo]

Transformações no ciclo do aquário

Pelo que li, os produtos tipo "Cycle" (que basicamente são bactérias) são pouco eficientes, visto "não serem frescos". Que é como quem diz: a grande parte de dos produtos de bactérias são pequenos caixões de "bichos" mortos, porque estão demasiado tempo nos frascos e acabam por se finar (mas talvez isso acelere um pouco o ciclo de azoto).
[nota: o ciclo de azoto é o ciclo de transformações (transformação de amónia em nitritos e nitritos em nitratos) até que o aquário se diz "preparado para acolher os peixes"]

Ciclo do Azoto
Enquanto espero que as bactérias se reproduzam em número suficiente, tenho lido sobre peixes e tento perceber o que colocar no aquário.
O meu aquário é pequeno demais para ter discos (há opiniões diferentes em alguns sites), mas gostava de ter uns 2, são giros e valem acima de 100€ quando são grandinhos! Capaz de fazer dinheiro com isto!

No próximo post quero colocar a lista de peixes que gostaria de ter... vamos ver se consigo!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Fill it up!

A senhora-magrinha da AquaPlante (que, depois de a conhecermos, até é bastante simpática) ofereceu-me uma planta!!! Ou melhor, quando comprei o material “roubou-me” 4€, agora estava só a devolver. É bom saber que existem pessoas justas, até mesmo no mundo dos aquários!
[nota: justo (adjectivo), "que age de forma moralmente correcta, imparcial, equitativo"]

Bem, comprei 3 plantas (uma foi oferecida).
Não sei nomes (ainda) mas são muito giras e ficam lá muito bem (como podem ver abaixo).

Queria comprar uma relvinha, não vão querer os peixinhos fazer uma futebolada ao fim-de-semana, mas não havia. Está previsto chegar dentro de uma semana mais “cenas”.

Uma planta grande para traz do tronco, uma verdinha para traz da pedra e uma outra que não deve ser enterrada, que criará (eventualmente) raízes até ao fundo.
Esta última estava dividida em 2 pedaços e prendi ao tronco, uma de cada lado, foi uma dor de cabeça, primeiro atei… quando comecei a encher o aquário começaram a flutuar! Acabei por as entalar numas ranhuras do tronco… ver se a coisa se dá!

Por esta altura a minha namorada estava toda entusiasmada com o aquário, estava a ficar muito giro!

Encher o aquário é uma dor de costas… pelo menos para alguém “pátó” com eu!

Comprei um balde de 40 litros… para as fazer mudanças de água, No entanto é pouco útil para encher o aquário. É grande demais para o conseguir virar com água… assim agarrei num jarro de 1,5L e fui metendo 1 a 1.
Também parece que sou parvinho… 126L / 1,5L = 84 jarros de água, contando que tenho de me baixar para tirar a água do balde e levantar para deitar a água no aquário… já podem ver… eu é que já nem vi-a nada!
[nota: comprar uma mangueira para encher directo]

Ao deitar a água no aquário devem colocar um prato no fundo e deitar por cima deste de forma a não remexer muito o areão do fundo. Ainda assim, quando terminarem a água vai estar feia e com pouco visibilidade. A solução é: colocar o filtro a funcionar e deixar o carvão activo fazer a sua magia, limpando a água até esta ficar cristalina!

Está a ficar muito giro, devo dizer-vos! Opss… ainda me falta ligar as luzes à tampa… toca a ler as instruções disto!

O resultado final!

Aquário a funcionar!

Agora só em faltava colocar: bactérias (Nutrafin Cycle), anti-cloro (Nutrafin Aqua Plus) e fertilizante liquido (Nutrafin Plant Gro). Continuo sem saber para que serve o “Nutrafin Waste Control”
[nota: não sei se fiz bem ou mal só fazer isto agora… mas agora já foi. Deveria ter visto o DVD primeiro!]

Montagem do material

É pá, isto é muito giro! Tanta coisa para montar, tantas peças para ligar, tantos manuais, tanta confusão!
[nota: depois de ter tudo montado descobri que vem um DVD a explicar… dowp!]

O melhor é começar por uma ponta. Comecei a montar pelo filtro.
Explicarei o filtro em 2 blocos: o filtro e os tubos.

O filtro tem dentro umas “parteleiras” onde são colocadas as massas filtrantes. O primeiro filtro é mecânico (esponjas que filtram o “lixo” maior), o segundo filtro é biológico (é aqui que vivem as bactérias, estas decompõem e transformam “lixo mau”, amónia, em “coisas boas”, nitritos e nitratos) e o terceiro filtro é químico (2 saquinhos de pano com carvão activo lá dentro, utilizados para retirar poluentes da água e para coloca-la cristalina e translúcida).
Ao colocar os diferentes materiais nas prateleiras do filtro, deve lavar-se, estes trazem sempre pó.

Os tubos… não façam como eu e não cortem os tubos à tangente, o tubo são bastante grande e embora não deva ficar com grandes folgas não precisa de estar mesmo MESMO à justa!


[nota: o tubo do lado esquerdo ficou esticadinho… esticadinho!]

Antes de ser colocado o areão este deve ser lavado muito bem, deita espuma, pó e outras porcarias. Passem-no por água bem quente, tantas vezes quantas necessárias até sair a maior parte da porcaria.
[nota: será impossível chegar ao ponto em que a água sai cristalina… também não vão andar com uma colher de pau a mexer o aquário remexendo o areão que nem uma boa caldeirada]
[nota: a caldeirada não se mexe com colher de pau… abana-se com o tacho fechado, ok?!]

Tapar o fundo do tacho… desculpem, o fundo do aquário com areão (+/-1cm). Seguidamente espalhem o fertilizante pelas zonas onde sabem que poderá haver plantas [nota: debaixo de decorações não vale a pena! As pedras e troncos de árvore não crescem com fertilizante!]

Colocar o resto do areão.
Conselho: coloquem inclinado, ou seja, uma altura maior atrás e uma menor à frente. Fica mais bonito e dá uma melhor perspectiva do interior.
[nota: podem ver o manual da Eheim, explica de forma simples como montar o aquário. link: http://www.eheim.de/eheim/pdf/en/broschueren/Aquarium_Guide.pdf]

Lavar muito bem pedras e madeira. Especialmente a maneira que eventualmente deitará cor.
Se deixarem a madeira com água muito quente ela perderá (eventualmente) a flutuabilidade… a ideia não é ter um “barquinho” e sim algo que decore e dê protecção aos peixes!
[nota: pelo que li e ouvi, há peixes que são a verdadeira encarnação do Hitler!]

base areão e fertilizante

Colocar as decorações dentro do aquário… e está quase pronto!
Faltam as plantas e a água!


Decorações (tronco e pedra)

quarta-feira, 10 de março de 2010

A "Compra"

Caríssimos leitores, comprei “O meu primeiro aquário”!!!!!.
- Móvel para o aquário (cor cerejeira)
- Kit GEOSystem 80
- Aquário Geosystem 80x35x45 (126L)
- Filtro Externo Fluval 205
- 2x Lâmpadas Life Glo 20W
- Termóstato AquaClean 150 Watt
- Termómetro Marina
- Comida Peixes, Nutrafin Max Complete Flake Food
- Bactérias, Nutrafin Cycle
- Anti-cloro, Nutrafin Aqua Plus
- Nutriente para plantas, Nutrafin Plant Gro Iron Enriched
- Nutrafin Waste Control (não sei o que é)
- Fertilizante
- Areão
- Rocha (não deveria ter comprado)
- Tronco de madeira (com uma faísca!)
- TestKit Acidez (Ph)
- TestKit Nitratos (NO2)
Custou a pequena fortuna de 547,74€! (eu devo andar bêbado!)

Móvel:

Areão (20kg... carissimo!)

Material:


Voltando um pouco atrás… estive a investigar qual o equipamento que queria. Escolhi aquele que me pareceu melhor para criar um autêntico paraíso para os meus (futuros) queridos peixes!
Um Kit AquaPro da MP (Eheim) e um filtro externo EccoPro 200 pareceu-me a solução melhor. Ficaria perto dos 400€… mas ao chegar a loja rapidamente descobri que nem tudo era tão trivial de encontrar, uns tinham filtros, outros os kits, outros não tinham móveis!
É um investimento grande e estava preparado para me transformar num autêntico cigano e regatear os preços até ao último cêntimo. Para que tal acontecesse com sucesso teria de comprar tudo na mesma loja, ou pelo menos as coisas mais caras.
Optei pela loja Aquaplante (que aconselho a visitarem, é um oceanário em ponto pequeno e não se paga 11€ de bilhete para ver!), até porque o dono me tinha falado num desconto no móvel, se comprasse lá o aquário!

[nota: as lojas em centros comerciais que vi tinham preços astronómicos]

Ao chegar à loja estive a ver o que havia, os preços equiparavam-se a outras lojas que tinha visto. Não tinham o Kit AquaPro da Eheim, mas tinham um outro kit que já tinha visto noutras lojas, o GEOSystem 80 da Fluval e um móvel de exposição com bom aspecto o qual pensei conseguir um bom desconto.

Decisão tomada! É aqui que vou comprar o aquário!
Restava-me escolher a vitima que me faria o mais belo desconto na história dos aquariofilistas iniciados!
As hipóteses eram: um rapaz forte, muito alto com cara de amigo ou uma senhora magrinha com cara de poucos amigos!
Dowp! A senhora chegou-se ao pé de mim e disse: «eu já o atendo!», o rapaz ouviu e dirigiu-se para atender um outro casal (que falarei mais abaixo).
Estou feito, nem desconto nem nada!

Decidido a fazer “a guerra da minha vida por um desconto” comecei a falar com a senhora.
Disse-lhe o que queria, ela dizia: «você não quer isso para nada, leve antes isto», «este é melhor», «tem de levar pelo menos 2 disto e mais isto», e começou a colocar as coisas em cima do balcão.
[nota: mas será que a senhora pensava que eu tinha crédito ilimitado?]
Strike1: «Desculpe, a senhora está a por as coisas ai, mas se chegar ao final e a conta for muito grande, não levo nada!»
Manuel 1 – 0 Senhora
Strike2:
Eu: «Olhe, vou querer um bom desconto, vou levar muitas coisas!»
Senhora: «Não fazemos descontos!»
Manuel 1 – 1 Senhora
[nota: isto estava destinado a terminar com alguém a levar uma amôna, mesmo num aquário! Pensei: ainda bem que não escolhi o gigante gordinho! :)]
Quando olhei para tudo o que precisava levar cheguei à conclusão que teria de ganhar o euromilhões para puder comprar o meu aquário. Quando olho para a senhora ela tinha-se baixado no balcão para falar ao telefone. Estava a falar com o dono a pedir um desconto para mim!
O deus dos ciganos é GRANDE e ouviu as minhas preces!
Tive um bom desconto e o “sangue, suor e (quase) lágrimas” gastos em discussões com a senhora não foram em vão!

Enquanto a senhora ia ver se tinha um móvel wengue no armazém fiquei a ouvir o gigante-gordinho a falar com o outro casal.
Gigante-gordinho: «água doce quente é para fazer arroz ou para tomar banho! Peixes a sério são de água salgada!»
Eu, depois de ter pago a brilhante fortuna de 547,74€ (já com o desconto), olhei para ele com ar de poucos amigos.
[nota: o meu aquário é de água doce]
Gigante-gordinho para mim: «Você desculpe, sei que comprou de água doce, mas para mim é mesmo de água salgada.»

A senhora apareceu e meteu o Gigante-gordinho a carregar-me as coisas para o carro!
Bem feito para o gigante-gordinho, Deus escreve direito por linhas tortas, “oubisteis”… oh gordinho?!

Combinei voltar no sábado para comprar as plantas, depois de ter tudo montado!

terça-feira, 9 de março de 2010

O início da “guerra”

Já que não íamos ter um cão (a linda e maravilhosa Lyla), pensei que seria espectacular ter um aquário maior e fui investigar.

Fui a lojas ver peixes, preços, possibilidades, ponderar prós e contras, falar com os vendedores…

Procurei na net por sites, fóruns, fabricantes, entusiastas, imagens…
[Notas: alguns sites a ver
- Iniciação ao Aquário de Água Doce (Guia) – http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin.html
- Ehiem (fabricante) - http://www.eheim.com/
- Fluval (fabricante) - http://www.hagen.com/uk/aquatic/index.html
- AquaPlante (loja) - http://www.aquaplante.com
- NatureLine (loja) - http://naturline.pt/
- Fish Planet (loja) - http://www.fishplanet.pt/
Falarei de mais sites no decorrer do blog]

Comecei a ficar “doente”… o mundo dos peixes é fabuloso!

Li sobre condições de água, plantas, tipos de peixes, test kits, bactérias*, amónia, nitritos que se transformam em nitratos, como acabar com o sofrimento de um peixe, diferentes tipos de filtros e produtos, como iniciar um aquário e o quão monstruoso alguém pode ser ao ter um aquário redondo de 8 litros.

* - dedicarei um pequeno post a este tema, é verdadeiramente maravilhoso!

[nota: senti-me um verdadeiro assassino quando pensei nos peixes que passaram lá por casa desde o Totó e a Badalhoca]

Ao falar com a minha namorada da milagrosa descoberta que tinha feito, a “fórmula da felicidade suprema que alguém pode alcançar em vida”… ela respondeu-me: «Um aquário maior NÃO! Aquele (apontando para o aquário redondo de 8 litros com o “cérebro” lá dentro) já dá trabalho demais! Não és tu que o limpas e tiras os peixes mortos às 8h da manhã quando estás atrasado para o trabalho pois não?!». O aquário que tinha imaginado rebentou naquele momento espalhando toda a água e a minha “felicidade suprema” tinha caído por terra! Estava condenado a ser eternamente infeliz e traumatizado!

Continuei a ler artigos, fóruns, manuais de equipamentos, vi fotos de mágicos aquários planificados por profissionais, com a nostalgia de não poder ter um aquário de 120 litros cheio de peixes lindos.

[nota: eu gosto bastante de sofrer, levando esse sofrimento até ao momento em que já não sei porque o estou a fazer, pois já esqueci a razão!]

Não me dei por derrotado. Ter um aquário simbolizava “destruir o muro de Berlim” que tinha sido solidamente erguido na minha infância. Era mais importante que qualquer outra coisa (vá… mais ou menos!).

Preâmbulo

Tudo começou …quando nasci!

A minha mãe nunca gostou muito de animais em casa (como todas as mães que vivem em apartamentos, já têm uma trabalheira monumental para limpar o que os filhos sujam, quanto mais o cocó do cão ou afins), assim, acabei por passar toda a minha infância sem animais (e sem legos… eu sou um caso traumático de criança que alem de animais também não teve legos!!!).

Bem, em boa verdade estou a mentir, tive aos meus 10 anos um hamster que hibernou ou morreu e acabei por o deitar ao lixo. A esta altura deve ser um feliz e gordo rato (seja no Céu dos Ratos ou numa lixeira).

[nota: isto para primeiro post parece um pouco trágico, uma vida traumática… mas até sou um gajo muito feliz! :)]

O trauma de infância perseguiu-me durante a vida… até hoje!
Sempre adorei cães, nunca lhes tive medo e sempre me dei bem com qualquer cão. Agora que POSSO (desculpa mãe!), a minha escolha para “animal doméstico” será: Um Cão! (shhplim! Ganhou o 1º Prémio!)

Os cães são criaturas espantosas: honestos, amigos, dedicados, alegres, inteligentes, etc. Há quem diga que, “quando o dono de um cão está muito doente, à beira de se finar, o cão dá a vida pelo dono, entregando a sua vida à Morte para que o seu dono se salve.”
[nota: sempre gostei desta história, dá um valor extremamente altruísta ao Cão]

À mais ou menos um ano atrás tinha dado à minha namorada um aquário (redondo de 8 litros) com dois cometas (o Totó e a Badalhoca. Que a Cruz-Quebrada, também conhecida como “o Céu dos Peixes”, os tenha em Paz e Conforto).
Peixes são giros e embora interajam pouco com o dono, dão pouco trabalho e são, à sua maneira, felizes em qualquer lar.

à esquerda a Badalhoca, à direita o Totó

Mas este pequeno aquário, para além de se ver mal os bichos, começava a ser pouco!

Visto a minha namorada sempre ter tido cães, estava na hora de arranjar um “animal doméstico” (que não o “cérebro”, o último peixe do aquário de 8 litros!).
Cérebro
Vimos uma cadela LINDA (a Lyla que carinhosamente rebaptizamos de “Trevi” porque ia ter muita sorte connosco!) e pensamos em adopta-la. Estava num canil: Associação Os Amigos dos Animais d e Almada (http://www.aoaaa.web.pt/)

Lyla a.k.a. Trevi (de 'Fontana de Trevi', Roma)
… depois de muito pensar, ponderar prós e contras, discussões, lágrimas, duvidas e caprichos achamos que não seria um “animal doméstico” que traríamos para dentro de casa e sim um “prisioneiro doméstico”… “Animais domésticos” seriamos nós se o fizéssemos. Estamos pouco tempo em casa, saímos cedo e chegamos tarde, e a casa, embora grande, não tem jardim (nem para correr atrás dos passarinhos dá).
A MUITO custo, abandonamos a ideia de ter um cão num apartamento.