quinta-feira, 6 de maio de 2010

Alimentar

Alimentar os pequenos habitantes do meu aquário é sempre uma alegria!
Os peixes são uns totós… farto-me de rir!

Tenho dado durante a semana granulado (Sera Vipagram) e ao fim de semana flocos (Nutrifin MAX).
Os flocos normalmente acabam por ficar muito tempo no cimo da água, não permitindo a que todos comam (corydoras e cardinais), tem de ser colocada mais quantidade para que alguns vão para o fundo.
O granulado, fica uns segundos no topo da água e depois incha (muito pouco) e começa a descer lentamente permitindo a que todos corram para os apanhar à medida que se deslocam para o fundo.

Granulado - Sera Vipagran

Flocos - Nutrifin MAX
Os Colisas (a Fantasma e o “Alice”) são sempre os primeiros a comer. Muitas vezes o “Alice” vem ao topo comer fazendo uns estalidos (acredito que seja para outros não se aproximarem). Muitas vezes comem bocados grandes e deitam-nos fora (talvez para ficarem mais pequenos ou mais moles) comendo-os logo de seguida.

Os Espadas (a Nívea e o Artur) são os que mais comem, apanham tudo, atiram-se até ao último bocadinho. Até quando coloco a pinça para tirar uma folha velha ou a seringa para tirar água para os testes se atiram a ela pensando que é um petisco!
Uma vez dei um pouco de comida a mais e pensei que a Nívea iria rebentar, estava com uma barrigada de comida… sorte que não tem prisão de ventre!!!

Os Cardinais (Epilépticos) apanham bocados, por vezes maiores que a boca, e vão debicando até os consumirem por completo. Outras vezes apanham alguns pedaços que outros peixes estão a debicar. Movem-se quase todos em conjunto direito aos mesmos bocados! (a desvantagem de andar em procissão/cardume!!!)

As Melanotaenia (os Barriguitas) nadam a velocidades estonteantes para apanhar um bocadinho de comida. São muito pequenitos e outro dia, uma das fêmeas agarrou um pedaço de comida com a boca e deu aí 3 voltas ao aquário a fugir do macho que lhe queria roubar o pedaço de comida!
[nota: as melanotaenia fêmeas distinguem-se dos machos pela cauda. Fêmeas têm cauda amarela e machos vermelha]

As Corydoras (os Metralhas) são um must a comer! Como só se alimentam no fundo, andam com os barbilhões à procura de bocados de comida no meio do areão. Vasculham as pedras a uma velocidade digna de ser vista. Parece que tomaram speeds! Passam um por cima do outro, empurram-se mas andam sempre juntos! Quando encontram comida ficam muito parados apenas com a boca a mover-se a 300km/h! Já viram alguém que deixou de fumar a comer pastilhas de nicotina? É parecido, só que mais rápido!!!!!!!!!
:)

O Otoclinclus (o Magellan) é que se está bem nas tintas para a hora de comer! Para ele comer é a toda a hora… ora agarrado ao tronco, pedra, folhas, areão, vidros ou até mesmo quando dá uma corrida atrás da Nívea gordinha!

No aquário de água fria está o Cérebro (Espécie: Oranda ou Redcap)… esse nem consegue nadar quase… está gordinho gordinho!
Outro dia coloquei o dedo ao topo da água e ele veio tentar comer! Quem o visse até diria que passava fome “o badócha”! Mas é muito simpático e engraçado!

Sem comentários:

Enviar um comentário